Conheça a identidade verbal e visual da plataforma Pravaler instituições de ensino. Oferecemos uma gama completa de soluções financeiras para as instituições crescerem e vencerem no mercado da educação.
conteúdo textual
Identidade Verbal
Quando o assunto é texto para as instituições de ensino, o objetivo é construir uma linguagem proprietária, única, legítima, completa e impactante.
Mensagem
Fazer a educação vencer.
Tudo o que fazemos é para alavancar o crescimento da educação, ampliando o acesso e o desenvolvimento do mercado.
Tom de voz
Construído a partir dos nossos atributos de personalidade.
Possível
Nossos textos abraçam os desafios das instituições. Reforçam que somos uma fonte completa para a transformação e mostram que estamos prontos para ajudar as instituições de ensino em todos os seus passos.
Presente
Nossos textos fortalecem a nossa parceria e compromisso com as instituições de ensino. Reforçam a importância da sua participação em toda a jornada, pois mostram que quem corre junto, sempre ganha.
Potente
Nossos textos dão impulso para o crescimento das instituições. Levam atitude para o discurso, chamam os parceiros para o movimento e mostram que levar o mercado de educação para frente é assunto para hoje.
Manifesto
O parceiro certo pra crescer é Pravaler
A educação não se faz sozinha.
É um movimento de quem acredita e se fortalece junto. De quem sabe que a evolução é sempre necessária.
É um movimento que olha para as instituições e suas pessoas.
Pessoas com conhecimento, pessoas com experiência, pessoas com coragem.
Pessoas em busca do melhor.
Que buscam parcerias para fortalecer, impulsionar ideias e vencer os desafios.
Porque todo mundo sabe: o lugar das instituições de ensino deve ser sempre um lugar de potência.
Essa é a força que pede o momento. Essa é a força do nosso movimento. É crescimento Pravaler.
Há mais de 22 anos, nos desafiamos a investir na educação como um caminho.
E agora, abrimos espaço pra novas transformações: para captação para retenção para gestão financeira e inovação digital.
Estamos prontos para os desafios que vêm pela frente. É hora da sua instituição de ensino se fazer presente.
Para retomar a sua força, Para retomar a confiança, Para retomar a sua solidez.
Esse é um movimento necessário, um movimento pro agora.
Estamos prontos para impulsionar o acesso para potencializar as oportunidades para fazer a educação vencer.
Esse é o nosso compromisso. E ele é Pravaler.
Materiais úteis
Esse material é exclusivo para pessoas que trabalham no Pravaler. Ficou interessado? Confira nossas vagas.
Glossário Pravaler
Leitura /14 min
Playbook de copywriting com informações fundamentais pra aplicar corretamente a nossa identidade verbal. Dicas de criatividade e conteúdo, técnicas de escrita persuasiva e exemplos do nosso dia-a-dia.
Manual de marca completo com a construção da nossa plataforma de marca. Trazemos os atributos da linguagem em detalhes, com exemplos e orientações pra potencializar a sua escrita sobre o universo Pravaler.
Treinamento de Criatividade e Copywriting focado em dicas práticas de uso da linguagem, técnicas de persuasão pra aquisição e orientações pra direcionar o time a escrever de forma cada vez mais adequada à nossa marca.
Mais que o logo, toda marca forte possui um universo visual proprietário e que garante seu protagonismo e diferenciação no mercado.
Logo
O logo Pravaler, entre todos os elementos da identidade visual, é o mais representativo. Por ter uma tipografia única e forte, combinada com nosso símbolo que nos identifica de maneira clara e direta.
Aplicação
Para garantir consistência, o logo de Pravaler deve ser aplicado, preferencialmente, em fundos Branco e Laranja. Além das aplicações em sobre cores secundárias.
Para uma melhor otimização e consistência do logo do Pravaler, e para que não haja perda de leitura em diversos formatos, foram geradas versões adaptativas, assim temos versões adequadas para diferentes momentos de uso.
Versão principal
Versão reduzida
Versão ícone
Margens
Para garantir a integridade do logo é necessário uma série de recomendações básicas de aplicação. Aqui você encontra uma área de proteção e redução máxima para cada variação de nosso logo.
Versão principal
Versão reduzida
Versão ícone
Parcerias
Na aplicação do logo Pravaler com logos de outras empresas, devemos respeitar a distância mínima e altura máxima, conforme exemplificado a seguir.
Usos incorretos
Pra garantir a integridade da nossa marca em todas as suas aplicações, respeite sempre as regras que foram apresentadas até aqui, e nunca as aplicações e composições a seguir. Em caso de dúvida, entre em contato com Marketing Pravaler: [email protected]
NUNCA altere as cores do logo.
NUNCA altere as posições e relações dos elementos do logo.
NUNCA acrescente outros elementos ao logo, como fios, setas ou selos.
NUNCA use o logo como marca d’água ou com transparência.
NUNCA gire nem distorça o logo. Qualquer ângulo de inclinação compromete seu entendimento correto.
NUNCA altere a fonte utilizada no logo.
Cores
Principais
Nossa paleta de cores principais é formada por 3 cores-base: Laranja Pravaler, Branco e Preto. Essa combinação gera reconhecimento e diferenciação cromática pra nossa marca.
As cores complementares foram elaboradas pra gerar flexibilidade de uso em nossa comunicação, expandindo nossa paleta principal e gerando variações, focando em contrastes, combinações e acessibilidade.
Vermelho Pastel
#FFE8E2 255 232 226 CMYK: 0 10 7 0
Roxo Pastel
#F3E8FF 243 232 255 3 9 0 0
Verde Pastel
#CBF9CA 203 249 202 20 0 28 0
Azul Pastel
#D1F2FC 255 245 179 16 0 1 0
Amarelo Pastel
#FFF5B3 255 245 179 1 1 37 0
Vermelho B2B
#4D1728 77 23 40 47 88 60 61
Roxo B2B
#352239 53 34 57 73 83 48 55
Verde B2B
#02393D 2 57 61 93 59 60 52
Azul B2B
#202F3D 32 48 61 86 71 52 53
Amarelo B2B
#663E04 106 62 4 42 67 100 45
Proporções
Entendemos que existem momentos específicos de comunicação, variação de público e mensagem. Por isso, temos recomendações pra orientar em cada caso. Dessa forma, é possível entender melhor o que buscamos como reconhecimento e residual em nossas comunicações.
Proporção de sistema
Para as peças como um todo, temos uma comunicação múltipla, tendo o laranja como cor transversal enquanto a paleta é ampla.Assumindo assim uma diversidade em nossas cores, mas tendo o reforço visual de nosso laranja.
Proporção cor individual
Como peça individual, buscamos apresentar de forma monocolor, sendo somada pelo laranja para assumir nossa presença na peça.Cada peça deve ser trabalhada em uma tonalidade além da soma de nosso laranja.
Composição
Elemento gráfico
Para a identidade Pravaler B2B, reforçamos a ideia de expansão e escala nas composições, gerada a partir de um sistema que demonstra crescimento, desenvolvimento e projeção. É um sistema que potencializa, impulsiona e soluciona.
Em uso
Aqui trazemos algumas possibilidades de composições para inspirar o uso do nosso sistema de marca B2B e seus elementos gráficos.
Tipografia
Pravaler Sans
A Pravaler Sans deve ser sempre utilizada no desenvolvimento dos materiais da marca pra ser sinônimo de quem somos.
A versão Pravaler Sans Display carrega características e detalhes em seu desenho que trazem personalidade e diferenciação, dando mais movimento, detalhes e singularidade. Já a versão Pravaler Sans Text é pensada e otimizada pro uso textual, tendo detalhes e otimizações desenhadas pra textos corridos e reduções.
Pravaler Sans Display
Extralight Light Book Regular Medium Semibold Bold Extrabold
Aa
Pravaler Sans Text
Extralight Light Book Regular Medium Semibold Bold Extrabold
Aa
Escala
Aqui mostramos algumas possíveis combinações. Sempre priorizamos a leitura, hierarquia e fluidez, mostrando também quando usar a versão Display e quando usar a versão Text.
Se tiver em dúvida de qual escala usar, confira o site: type-scale.com
Pravaler Display 65-350pt Medium/Semibold/Bold
Nosso compromisso é pravaler.
Pravaler Display 30-65pt Medium/Semibold
Nosso compromisso é pravaler.
Pravaler Text 29-7pt Light/Regular/Medium
Nulla et suscipit nunc, ut lacinia sem. Fusce aliquam erat tellus, ac consectetur augue aliquam sed. Aliquam vitae est nisl.
Fotografia
Nosso olhar fotográfico promove protagonismo e empoderamento aos personagens apresentados. Quando nos dirigimos às instituições de ensino, temos o contexto mais corporativo e empresarial, seja retratado pelas roupas ou pelos cenários. Também consideramos personagens um pouco mais velhos que o nosso público médio B2C, que é composto em sua maioria por estudantes mais jovens.
Cenários
Registros em estúdio Ajudam em composições onde o foco é direcionado diretamente aos personagens, tirando ruídos externos e valorizando a presença das pessoas.
Registros ambientados Cenários e fundos transmitem mensagens. São um recurso de contexto para valorizar as narrativas, trazendo relevância à mensagem e autenticidade nos registros.
Para nossos temas B2B, buscamos representar contextos de nossos produtos, estudantes e diferenciais, buscando sempre facilitar o diálogo com o mercado da educação.
Nossas ilustrações devem ser utilizadas APENAS em contextos digitais, evitando assim uma caracterização infantil ou muito fora de contexto das instituições.
Construção
Nossa construção parte da perspectiva isométrica para gerar uma sensação de profundidade e tridimensionalidade para o objeto a ser desenhado.
Com o intuito de gerar um repertório de possibilidade e deixar mais evidentes os detalhes de luz e sombra nos objetos representados, temos uma expansão no repertório de nossas cores. Com isso, criamos possibilidades de detalhamento e uma sensação de profundidade ainda maior.
Essa expansão da paleta é de uso exclusivo para as ilustrações.
Laranja
#FA5300 250 83 0 0 77 96 0
Preto
#000000 0 0 0 100 100 100 100
Cinza
#ECECEC 236 236 236 6 4 4 0
Vemelho Pastel
#FFE8E2 255 232 226 0 10 7 0
Vermelho
#C92100 201 33 0 14 98 100 5
Roxo Luz
#F8F3FF 248 243 255 2 4 0 0
Roxo Pastel
#F3E8FF 243 232 255 3 9 0 0
Roxo Sombra
#C9A9F7 201 169 247 23 34 0 0
Roxo
#4A277D 74 39 125 88 100 15 4
Verde Luz
#EBFFE8 235 255 232 7 0 11 0
Verde Pastel
#CBF9CA 203 249 202 20 0 28 0
Verde Sombra
#86E583 134 229 131 47 0 67 0
Verde
#0B452D 11 69 45 88 44 84 51
Azul Luz
#E3FAFF 227 250 255 9 0 0 0
Azul Pastel
#D1F2FC 255 245 179 16 0 1 0
Azul Sombra
#7CD4E8 124 212 232 46 0 8 0
Azul
#044058 4 64 88 89 69 44 33
Amarelo Luz
#FFF6E6 255 246 230 0 2 9 0
Amarelo Pastel
#FFF5B3 255 245 179 1 1 37 0
Amarelo Sombra
#FEEE93 253 238 147 2 2 53 0
Amarelo
#D97D27 217 125 39 12 59 100 1
Ícones
Nossos ícones seguem a racionalidade da nossa identidade e são construídos a partir de uma malha de 24 por 24 unidades ou pixels, explicada nas páginas seguintes pra garantir uma excelente proporção. Independentemente da forma do desenho, um ícone Pravaler deve ser construído centralizado e sempre respeitando os limites da malha pra manter a proporção do conjunto.
Construção
Pra construção da família iconográfica, usamos um grid modular (24x24). Dessa forma, garantimos uma consistência na construção de nossos ícones.
Sobre cores
Redução
Pra garantir reconhecimento em pequenas aplicações, temos uma versão adaptada para reduções, que mantém as principais características, como o grid de construção, traço em linha e formas geométricas.
A definição da influência da animação nos ajuda a pensar na padronização como um elemento importante pra conseguirmos ter congruência visual entre todos os projetos.